Terapia com cães oferece benefícios incríveis

Há quem diga que o cão é o melhor amigo do homem. Para algumas pessoas, o animal é o maior companheiro de um humano. Segundo uma pesquisa recente da INATAA (Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais), em São Paulo, a “cão-terapia” pode ajudar na recuperação de pacientes.

acallantooooo

Aqui no Brasil a prática pode causar certa estranheza, mas sua eficácia já é comprovada e executada com êxito na Europa, Canadá e Estados Unidos. Em São Paulo, a ONG INATAA utiliza cachorros como mediadores de atividades conduzidas por profissionais como psicólogos e fisioterapeutas. “O nosso objetivo é proporcionar uma maior interação entre o individuo e o animal, para que o tratamento tenha maior sucesso”, diz a presidente e psicanalista do INATAA, Silvana Fideli Prado.

 A ONG também realiza trabalho com idosos. O fisioterapeuta e diretor garante, “esse tipo de terapia contribui para melhorar a qualidade de vida dos assistidos, oferecendo benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais”. Os cachorros, segundo médicos da ONG, são vistos como uma referência e transmitem vontade de interação aos pacientes, elevam a afetividade e estimulam a confiança, tornando os residentes mais ativos e felizes.

Sempre são escolhidos para participar do tratamento os animais mais dóceis. Todos os cães passam por consultas periódicas com veterinários e recebem atenção especial, sendo todas as atividades realizadas com um profissional da saúde. #semprehaoquefazer

(fonte: Revista Viva Saúde)

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *