Metas Internacionais de Segurança do Paciente: Melhorar a Efetividade da Comunicação

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente dividem-se em seis passos, todos eles essenciais para atingir a excelência em qualidade e segurança. A Acallanto trabalha dia a dia para oferecer o melhor aos residentes – nosso foco principal.
Nossa segunda meta foi desenvolvida para melhorar a comunicação entre médicos e equipe profissional, quando impossibilitados de prescreverem de próprio punho no prontuário do residente e for identificado pela enfermeira responsável do plantão uma nova condição em que há necessidade imediata de intervenção médica e terapêutica.

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Este caso pode acontecer nas seguintes situações:
– Médico em atendimento de urgência/emergência;
– Em trânsito;
– Momentaneamente ausente da Clínica.

Como iremos atuar?
– As ordens verbais poderão ser recebidas por toda equipe multidisciplinar e prescritas pelo médico logo que possível (prazo inferior a 24 horas);
– As ordens telefônicas deverão ser recebidas somente pelos enfermeiros das unidades, responsáveis pelo plantão;
– As ordens telefônicas deverão ser recebidas em telefone com possibilidade de gravação;
– O médico contatado deverá fazer a solicitação, o enfermeiro deverá repetir detalhadamente a ordem do médico e solicitar a confirmação do mesmo, validando assim a informação;
– O enfermeiro deverá transcrever a ordem telefônica colocando na prescrição médica os seguintes dados: sigla O.T (ordem telefônica), nome completo do médico solicitante e hora e, obrigatoriamente ao final, deverá carimbar e assinar;
– O enfermeiro deverá fazer anotação da ordem telefônica;
– A ordem telefônica deverá ser validada pelo médico solicitante ou seus assistentes em até 24 horas.

Continue acompanhando o nosso blog para maiores detalhes sobre cada meta a ser cumprida. #semprehaoquefazer

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