10 enfermeiras de TV com quem gostaríamos de trabalhar

Os dramas médicos têm sido freqüentemente um sucesso para as redes de televisão. No entanto, quando se trata de retratos de enfermeiros, nem todos os programas parecem considerar autenticidade e responsabilidade em pé de igualdade com a exigência de drama ou entretenimento. Uma representação positiva e realista das enfermeiras na TV é algo que os profissionais querem destacar, e o site Truth About Nursing fornece listas anuais das melhores e piores representações de enfermeiros de todo o mundo. Ainda sim, a televisão tem produzido alguns incríveis modelos de enfermagem – Veja a lista dos 10 escolhidos pelo site:

1. Carla Espinosa – Scrubs

SCRUBS -- NBC Series -- Pictured: Judy Reyes -- NBC Photo: Chris Haston

Scrubs foi uma série com 9 temporadas entre 2001 e 2010. Retratou a vida dos funcionários do Hospital Escola Sagrado Coração, mas é a expressiva Carla Espinosa, de Judy Reyes, que é indiscutivelmente um dos personagens mais memoráveis. Ao longo da série, os telespectadores viram o relacionamento da enfermeira chefe com o cirurgião Christopher Turk levar ao casamento e os filhos. Espinosa é uma adorável personagem, humana, sem medo de desafiar os médicos quando necessário. Enquanto o foco do show foi muitas vezes comédia, isso não teve nenhum efeito sobre a unidade de Reyes para a autenticidade. Como inspiração, atriz teve sua irmã, enfermeira vida real, que mais tarde lhe disse: “Você roubou meu personagem!”

2. Rory Williams – Doctor Who

9.-Rory-Williams-GÇô-Doctor-Who

Rory Williams, interpretado por Arthur Darvill, apareceu pela primeira vez na quinta temporada da série mais longa do mundo, Doctor Who. É primeiro namorado, e depois marido, do companheiro do doutor Amy Pond, interpretado por Karen Gillan. Quando viaja com o doutor, o conhecimento médico de Rory entra frequentemente em destaque. Também foi revelado em um episódio de 2012 que, sempre o profissional, Rory carrega suprimentos com ele apenas no caso de alguém se machucar, e isso talvez mostra um pouco de seu lado carinhoso e compassivo. Acreditamos que ele seria o colega perfeito – e que as capacidades de viajar no tempo da TARDIS poderiam ajudar colegas enfermeiros a tratar ainda melhor os pacientes.

3. Dixie McCall – Emergency!
6.-Dixie-McCall-GÇô-Emergency

Um clássico drama médico, a série Emergence foi exibida de 1972 a 1977 e era um spin-off derivado de Adam-12, um programa policial que exibido na mesma época. Nele, Dixie McCall, interpretada por Julie London, é a enfermeira-chefe da sala de emergência do Rampart General Hospital e também uma ex-enfermeira do exército da Guerra da Coréia. Ela participa do programa de paramédicos do hospital e, desde o início, atua como uma figura-mãe para os que estão sob sua responsabilidade. A enfermeira McCall demonstra eficiência, determinação e tenacidade e é muito apreciada por seus colegas de trabalho. No entanto, a própria London admitiu que ela não era tão conhecedora quanto sua personagem, acrescentando: “Acho que se você precisasse, eu poderia medir a sua pressão arterial”.

4. Samantha Taggart – ER

4.-Samantha-Taggart-GÇô-ER

ER (ou Plantão Médico) é um dos programas médicos mais bem sucedidos já vistos na TV, sendo exibido por incríveis 15 temporadas. A enfermeira da emergência, Samantha Taggart, interpretada por Linda Cardellini, estrelou as últimas seis temporadas e estabeleceu-se como mais do que capaz em seu trabalho desde o início. Em uma cena-chave, ela conseguiu injetar um sedativo, de forma eficiente, em um paciente fora de controle, impressionando seus colegas de trabalho. No entanto, seu caráter convincente está enraizada em uma vida pessoal difícil. Uma mãe solteira que deu à luz seu filho, Alex, aos 15 anos de idade. Samantha ainda teve que lidar com a doença do seu filho, que era diabético.

5. Helen Rosenthal – St. Elsewhere

2.-Helen-Rosenthal-GÇô-St.-Elsewhere

Boston-Set, outro drama médico, foi exibido por seis temporadas na década de 80. A série foi marcante por sua combinação de drama imersivo e elementos de comédia negra, e foi ganhadora 13 Emmy’s. Um de seus principais personagens foi a enfermeira Helen Rosenthal, interpretada pela britânica Christina Pickles. A enfermeira altamente proficiente e atenciosa, conseguia manter tudo funcionando eficientemente em sua ala, apesar da escassez de pessoal, mal-funcionamento dos equipamentos e uma falta geral na ordem do hospital. Na primeira temporada do programa, Rosenthal estava no centro de uma das primeiras tramas dramáticas de câncer de mama na televisão, e ela passou a lutar contra os rivais de enfermagem e uma dependência de drogas prescritas. Ao longo da exibição da série, Pickles ganhou quatro indicações ao Emmy por seu trabalho.

6. Peter Petrelli – Heroes

8.-Peter-Petrelli-GÇô-Heroes

Peter Petrelli, interpretado por Milo Ventimiglia, é um dos principais personagens de Heroes, que foi exibida de 2006 a 2010. Seu poder especial é “mímica empática” – a capacidade de copiar ou mesmo absorver os poderes de outros super-heróis; Uma versão mais benigna daquela mantida pelo vilão da série Sylar. Em contraste com seu irmão, Nathan, Peter escolhe uma carreira em enfermagem e depois se torna um paramédico. Sua compaixão é uma parte definidora de sua personalidade. Tim Kring, criador da série, disse que a ponto alto do personagem é “baseada em sua empatia e sua capacidade de se conectar com as pessoas”.

7. Veronica Flanagan Callahan – Mercy
7.-Veronica-Flanagan-Callahan-GÇô-Mercy

Curiosamente a série Mercy, exibida entre 2009 a 2010, teve curto espaço na TV, mas certamente trouxe destaque ao trabalho de enfermagem. Ele se concentra em três enfermeiras que trabalham no Mercy Hospital em Nova Jersey. Uma delas é Veronica Flanagan Callahan, interpretado por Taylor Schilling. Callahan, recém chegada do Iraque, é extremamente competente, mas tem que lidar com P.T.S.D. e a ingenuidade de alguns colegas ao longo de sua trajetória.

5. Christina Hawthorne – Hawthorne

5.-Christina-Hawthorne-GÇô-Hawthorne

Christina Hawthorne é a personagem central em Hawthorne, que passou por três temporadas entre 2009 e 2011. Jada Pinkett Smith assumiu o papel principal de Hawthorne, uma enfermeira chefe do Hospital Richmond Trinity, na Virgínia, e os 30 episódios do programa exibiram o drama que afeta sua vida pessoal e profissional. Enquanto a enfermeira às vezes enfrentava desafios em seu relacionamento com o Dr. Tom Wakefield, o chefe de cirurgia, ela ainda demonstrava sua paixão por seu trabalho – e sua disposição de arriscar-se a defender seus pacientes e funcionários.

 

Comentários

comentários

Comentários encerrados.