Você sabe o que são os Radicais Livres e os Antioxidantes?

Radicais livres são átomos ou grupos de átomos que apresentam elétrons desemparelhados. Eles podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.

Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas que nos causam tantas enfermidades. Entre esses fatores estão:
•    Poluição ambiental
•    Raio-X e radiação ultravioleta
•    Cigarro
•    Álcool
•    Resíduos de pesticidas
•    Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios)
•    Estresse
•    Consumo de gorduras saturadas (frituras, etc) e gorduras trans (hidrogenadas)
•    Consumo de gordura animal

Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, portanto o próprio exercício físico é um importante gerador dessas moléculas. Deve ser lembrado que os radicais livres também têm um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus dos músculos lisos.
Já os Antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros – como as vitaminas C, E e o beta-caroteno (Scavengers) – são ingeridos. Trata-se de  moléculas que oferecem grandes benefícios para a saúde, já que protegem as células saudáveis dos danos que os radicais livres podem causar – moléculas que causam graves danos à saúde -, como por exemplo, mudar o DNA, as gorduras e as proteínas.

A longo prazo, os radicais livres podem causar doenças degenerativas, dentre as quais estão o Parkinson e o Alzheimer, proporcionam um alto risco de desenvolvermos algum tipo de câncer, acelerar o processo de envelhecimento, dentre muitas outras complicações.

Uma das principais fontes de antioxidantes são, sem nenhuma dúvida, as frutas e as hortaliças frescas, e essa é uma das milhares de razões pelas quais devemos considerar a possibilidade de adicioná-las à nossa lista de alimentos mais saudáveis, visto que são de grande ajuda para proteger nosso organismo dos graves efeitos que os radicais livres podem nos causar.

1603-ALIMENTOS
Por sorte, podemos contar com muitos tipos de antioxidantes, que podem estar presentes em nossa dieta das mais diferentes formas. A Acallanto selecionou para esta matéria 5 alimentos ricos em antioxidantes: cenoura, maçã, abacaxi, tomate e laranja – como dica de alimentação do mês.

Além da cenoura (rica em vitamina A e betacaroteno), da maçã (que possui em sua casca a pectina, substância que reduz o colesterol ruim no sangue), do abacaxi, (rico em vitaminas A, C e B6, ferro e magnésio, além de ter ótimas propriedades digestivas também), do tomate (rico em licopeno e com qualidades alcalinizantes e anticancerígenas) e da laranja (rica em vitamina C e fibras), existem muitos outros alimentos com ótimas propriedades antioxidantes e que podem ser adicionados à nossa alimentação, nos beneficiando e favorecendo nossa saúde.

É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os malefícios dos radicais livres. Privilegie o consumo de alimentos orgânicos, frescos e da estação, sempre que for possível. E boa semana!

#acallanto #sempreháoquefazer

Comentários

comentários

Comentários encerrados.