Todos os dias são dias da Saúde e Nutrição!

31 de março é o dia em que se comemora da Saúde e Nutrição.

Saúde também se conquista a partir daquilo que colocamos em nossos pratos no dia a dia. Portanto, vamos buscar informações para fazer boas escolhas, e, assim, alimentar bem nossos corpos, mentes e corações!

Mensalmente a Acallanto tem postado informações sobre alimentos saudáveis e suas propriedades. Confira aqui alguns deles:

• Aveia: fonte de vitaminas B1, B2 e E, além de minerais como zinco e ferro, é fornecedor de fibras solúveis, o que signifca que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

• Laranjas: a fruta é fonte de fibra, folatos, antioxidantes, vitamina C, esta última importante para manter o sistema imunológico em dia e aumentar a obsorção do ferro pelo organismo.

• Limão: é antioxidante tem vitamina C, vitamina A, vitamina B, vitamina I e vitamina P. Além disso, é fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo e ácido cítrico. Ele ajuda a baixar a pressão arterial, colabora na digestão e diminui o nível de colesterol ruim. Aumenta a absorção do Ferro quando ingerido junto com alimentos como leguminosas (como o feijão) e vegetais e folhas de cor verde escura.

• Chocolate amargo: faz bem à saúde graças ao cacau, que é rico em antioxidantes. Mas o consumo deve ser moderado, e preferencialmente na versão sem leite e açucar, devido aos índices de calorias e gorduras.

• Lentilhas: a queridinha do réveillon traz diversos benefícios à nossa saúde em qualquer dia do ano. Ela protege o coração, ajuda a reduzir o colesterol e o nível de açúcar no sangue, é fonte de ferro, fósforo, vitaminas do complexo B (inclusive B9 – o ácido fólico, tão importante para gestantes) e proteínas (uma xícara dos grãos fornecem 18 gramas de proteínas, o mesmo que 90 gramas de carne). Além disso, possuem triptofano, que é uma substância capaz de melhorar o seu humor.

• Manga: fruta tipicamente tropical, é excelente fonte de antioxidantes. Ela contém uma série de nutrientes como carboidratos, fibras e vitaminas, tais como vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K. A manga também é uma boa fonte de vários minerais como cálcio, zinco, potássio, ferro, magnésio e potássio.

• Romã: o fruto que envolve as sementes é ótima fonte de antioxidantes, fibras, vitamina C, folatos e vitamina K.

• Couve: as folhas do vegetal são repletas de cálcio, importantes para a saúde dos ossos e dentes. Também oferece vitaminas que ajudam no combate a infecções, a manter os nervos saudáveis e que melhoram a coagulação.

• Arroz + Feijão: combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro. Além disso, o arroz e feijão são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro. Mesmo que você esteja fazendo dieta, é importante consumir o arroz com feijão. Nutricionistas apontam que o ideal é comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar.

• Castanha-do-Pará: contém selênio, mineral que atua no combate aos radicais livres e é essencial para equilibrar a tireóide, o colabora para evitar oscilação do peso. Mas é calórica e deve ser consumida com moderação.

• Amêndoas: rica fonte de fibras, proteínas, gorduras não-saturadas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais. Excelentes opções para lanches saudáveis, mas com moderação. Recomenda-se consumir até 23 unidades por dia.

• Nozes: fontes de ômega 3 e outras substâncias antiinflamatórias, contêm ainda vitaminas e proteínas. As nozes são ricas em fibra, vitamina E, ácido fólico e outros minerais que além de baixarem o colesterol, ajudam a prevenir doenças cardíacas. Consuma nozes moderadamente devido ao seu alto valor calórico.

• Gengibre: ativa a circulação sanguínea, dá ânimo, acelera o metabolismo, ajuda na digestão e no emagrecimento. Ele é considerado um anti-inflamatório natural. Atua contra a febre e dor de garganta, gripes e resfriados. Tente incluí-lo em seu dia a dia em sucos, molhos para salada e chás.

• Salmão: fonte de proteína magra e ômega 3, é apontado como superalimento por quase todos os especialistas. O ômega-3 protege a saúde cardíaca. Rico em niacina, é também muito importante na prevenção de Alzheimer e da perda de memória.

Existem muitos alimentos funcionais e que ajudam em nossa saúde como um todo. Quanto mais frescos, da estação e, preferencialmente orgânicos (livre de agrotóxicos), melhor. Saúde!

160331-BLOG

Comentários

comentários

Comentários encerrados.