A importância do meio ambiente

O meio ambiente engloba todas as coisas vivas e não vivas existentes na Terra, ou ainda em determinada região dela, que afeta ecossistemas e a vida dos seres humanos. O meio ambiente é o conjunto de leis, condições, influencias e da infraestrutura física, biologia e química que rege, abriga e permite a vida em todas as formas possíveis.

A vida em geral só é possível em um ambiente saudável, rico em recursos naturais, como a água, e livre de poluição. Atualmente, vemos uma grande depredação de nosso meio ambiente, uma diminuição de recursos hídricos e um ar cada vez mais impuro e poluído.

Esses fatores não prejudicam apenas a nossa geração, mas especialmente as gerações futuras, que irão sofrer as consequências de nossos atos presentes. É por isso que a semana mundial foi criada, visando reeducar o cidadão, as indústrias e o Estado, para que cada um, fazendo sua parte, possa preservar nosso meio ambiente.

Objetivos

O ambientalismo pode ser entendido como um movimento filosófico e social que busca criar ações para proteção da natureza e o ambiente natural, os objetivos dos cientistas ambientais, em geral, incluem:

  • Redução da poluição e limpeza, para que no futuro cheguemos a poluição zero.
  • Redução do consumo de combustíveis não-renováveis pela sociedade.
  • Desenvolvimento de fontes alternativas de energias, que são renováveis ou não poluem.
  • Proteção de ecossistemas.
  • Preservação de espécies em perigo de extinção.
  • Estabelecimento de reservas naturais para proteção da biodiversidade e de ecossistemas dos quais a vida em nosso planeta depende.
  • Conscientização para um consumo sustentável.
  • Tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento.

Os desafios são cada vez maiores, já que o consumo desenfreado e impensado cresce a cada dia, o consumo de energia, a liberação de carbono na atmosfera e a drenagem de nossos recursos hídricos são motivos de constante preocupação.

Fonte: https://www.calendariobr.com.br/semana-mundial-do-meio-ambiente#.WPTM8YjyvIU

Comentários

comentários

Comentários encerrados.