Dengue, Zika e Chikungunya: saiba como ajudar a evitar.

1602-zika

 

A melhor forma de prevenir Dengue, Zika e Chikungunya é eliminando os focos do mosquito Aedes Egypt, que se reproduz principalmente em água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos.
Fiquem atentos:

· Pneus: mantenha-os secos e em local coberto.

· Garrafas: guarde-as com a boca virada para baixo.

· Caixas d’água: confira se a tampa está bem fechada e vede brechas e rachaduras.

· Vasos de planta: coloque areia no prato para evitar o acúmulo de água.

Quando diagnosticadas e tratadas ainda no início, a Dengue, Zika e Chikungunya têm bom prognóstico e geralmente são curadas sem apresentar evoluções mais graves ou sequelas. Em caso de febres, manchas na pele ou dores nas articulações, procure ajuda médica imediatamente.

Entenda a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya

Nos últimos meses, o Brasil passou a registrar casos de duas “primas” da dengue. Elas atendem pelos nomes de chikungunya e zika, são transmitidas pelo mesmo mosquito (Aedes Egypt) e têm alguns sintomas semelhantes. Mas as doenças são diferentes. Veja a seguir quais são os sintomas de cada uma delas.

DENGUE
· DOENÇA: Dentre as três, é a mais conhecida e presente no Brasil.
· TRANSMISSÃO: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti.
· SINTOMAS: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar – até 18 de abril foram registrados 229 óbitos.
· TRATAMENTO: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente.

ZIKA
· DOENÇA:Os primeiros casos no Brasil foram registrados no início de 2015.
· TRANSMISSÃO: Mais uma vez, o Aedes Egypt é o vilão da história. Mas o vírus também é transmitido pelo aedes albopictus e outros tipos de Aedes.
· SINTOMAS: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.
· TRATAMENTO: Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS.

CHIKUNGUNYA
· DOENÇA:A origem do nome chikungunya é africana e significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura dos doentes, que andam curvados por sentirem dores fortes nas articulações. Os primeiros casos no Brasil foram registrados no final de 2014.
· TRANSMISSÃO: É transmitida pelos mosquitos Aedes Egypt (presente em áreas urbanas) e Aedes Albopictus (presente em áreas rurais).
· SINTOMAS: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas: febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
· TRATAMENTO: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

Comentários

comentários

Comentários encerrados.